Nascimento: 02 de outubro de 1929
Tanaquil LeClerc foi uma bailarina principal do New York City Ballet. Sua carreira dança terminou bruscamente quando contraiu poliomielite em Copenhague durante a turnê européia da empresa em 1956. Eventualmente recuperou a maior parte do uso de seus braços e torso, ela ficou paralisada da cintura para baixo para o resto de sua vida.
Le Clerc era filha de Jacques Le Clercq, um intelectual francês, e sua esposa americana, Edith. Tanaquil estudou Ballet com Mikhail Mordkin antes da audição para a School of American Ballet em 1941, momento em que ela ganhou uma bolsa de estudos lá.
Quando ela tinha 15 anos de idade, George Balanchine pediu-lhe para realizar com ele em uma dança coreografada para um evento beneficente contra a poliomielite. Em um presságio sinistro das coisas por vir, ele interpretou um personagem chamado Pólio, e Le Clercq foi sua vítima que ficou paralisadoa e caiu no chão. Em seguida, as crianças atiravam moedas de dez centavos na sua personagem, levando-a a se levantar e dançar novamente.
Durante o mandato de Le Clercq com a empresa, Balanchine, Jerome Robbins , e Merce Cunningham todas as funções criadas para ela.
Anos mais tarde, depois de ter contraído poliomielite, ela ressurgiu como professora de dança, "usou suas mãos e braços como pernas e pés."
Le Clercq morreu de pneumonia em New York Hospital com a idade de 71.
A vida e carreira de Le Clercq estão registradas no documentário de 2013, Tarde de um Fauno: Tanaquil Le Clercq .
;)
Curtam nossa FanPage no Facebook:
* Informações da biografia foram pesquisadas em diversas páginas da wikipedia do Brasil, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra.
Nenhum comentário :
Postar um comentário